terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quando na França, tente fazer como os franceses



Aprendi com minha mãe e com a vida que se você for humilde, verdadeiro e educado com todas as pessoas que cruzam por você, não importa o ambiente, o idioma ou o país, o retorno sempre será gentil. Entrar num ambiente e desejar "bom dia" não custa nada. Ao partir, agradecer alguma atenção recebida e se despedir é essencial.

Reza a lenda que o povo francês é antipático, xenófobo e que não responde se você falar em outra língua que não a deles. Para mim, é só uma lenda. Já estive três vezes na França e nunca, nunca mesmo, fui mal tratada por nenhum cidadão francês. E olha que só sei falar umas poucas frases ensaiadas, baseadas em longínquas aulas de francês no colégio de freiras. Bonjour e merci não podem faltar no seu caderninho. Se acompanhados de um leve sorriso terão efeito multiplicado. Tentar balbuciar algumas palavras em francês certamente quebrará algumas barreiras. Nos ambientes turísticos como aeroportos, hotéis e grandes lojas é comum ter pessoas que falam inglês ou até português, mas se você começar com um bonjour, vai facilitar as coisas.
Uma curiosidade que pode ser útil: na França, o bonjour vai desde o nascer do sol até o início da noite. Depois disso, devemos trocar pelo bonsoir.
Anote também o nosso "por favor": s'il vous plaît (diz-se sivuplé).


Au revoir
!
AB

2 comentários:

  1. Algumas mães são pura fonte de sabedoria e que sorte a nossa que fomos sorteadas, né não amiga??? Adorei e concordo totalmente com o artigo! Educação é bem quista e abre portas em qualqueeer parte do mundo!!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Somos mesmo abençoadas! Quisera passar grande parte do que aprendi para meus filhos.
    Beijo e abraço grande para você e D. Graça.
    AB

    ResponderExcluir