sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sorvete, gelato, sorbet, glace, ice cream


Um bom sorvete deve ser apreciado como a mais fina sobremesa. Sua origem remonta ao século I, quando o imperador romano Nero mandou trazer gelo e neve das montanhas para misturar às frutas frescas.
Quando eu abri o Café do Ponto aqui em Natal, trouxe também os sorvetes da La Basque, marca nacional que fabrica um super sorvete premium. No entanto, tive a surpresa de verificar que os natalenses ainda não viam o sorvete como sobremesa ou lanche e sim como um simples fator refrescante. Ou seja, se assustavam com o alto preço. E, tenho que registrar, naquela época a logística para este sorvete chegar aqui era complicada. Vinha de Campinas (SP) por avião. Assim que chegava no aeroporto de Natal eu tinha que ir lá buscar, a qualquer hora do dia ou da noite. Ufa!!!
Gostaria de esclarecer uma diferença que algumas pessoas podem não ter conhecimento. Existem duas classificações para o sorvete: o sorbet e o glace. O sorbet é feito a partir de água ou xarope. Já o glace tem a base de leite, podendo também ser enriquecido com creme de leite ou até com ovos.
O gelato é o sorvete italiano, elaborado com leite, ou seja, primo irmão do glace francês, assim como o ice cream,  seu nome em inglês. O que pode diferenciar os primos é o teor de gordura do leite utilizado. Quanto mais gordura, mais cremoso. Veja bem que não falamos aqui de gordura vegetal, que é a matéria prima dos sorvetes em escala industrial.
A seguir, alguns sorvetes que valem o quanto custam.
Em Natal, Sorveteria Tropical. O forte deles são os sorbets. Os sorvetes cremosos de lá não convencem. Prove o de tangerina. A Gelateria Parmalat é outra ótima opção.
Na Pipa, temos um autêntico gelato italiano fabricado na Preciosa por um casal oriundo da região de Como, na Itália. Temos também bom sorvete na Real de 14, que tem filiais na Pipa e em Natal, pertinho da Sorveteria Tropical.
Já falei da La Basque, que tem lojas e pontos de venda em várias cidades do Brasil.
No Rio de Janeiro, várias opções: Mil Frutas, Sorvete Itália, Häagen-Dazs.
Em São Paulo se toma muito sorvete mesmo com temperaturas bem baixas. Pense numa coisa gostosa e charmosa: saborear um brownie com sorvete de chocolate belga na esquina das ruas Oscar Freire com Bela Cintra, nos Jardins, onde fica uma Häagen Dazs. Em SP também tem Mil Frutas e Sottozero.
Na Argentina, não deixe de ir ao Freddo. Os hermanos descendentes dos italianos sabem fazer excelente sorvete sim.
Deixei o melhor para o final: Maison Berthillon, em Paris. Mas para ser mais charmoso tem que ser na loja própria deles, na Île Saint-Louis. Mas também tem vários pontos de venda pela cidade.
Deu água na boca???
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário