sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Rio de Janeiro continua lindo...


Muitas pessoas dizem que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo. Eu me incluo neste grupo. Tirando o problema de segurança (ou a falta dela), o Rio é um lugar maravilhoso para passear, se divertir, comer bem, fazer uma reciclagem cultural e umas comprinhas (se tiver tempo). E tudo isso num cenário de tirar o fôlego. A seguir vou indicar alguns pontos que você deve tentar incluir no seu roteiro carioca. Todos estes eu já testei. Sei que tem muitos outros dignos de sua visita, mas deixo a indicação para quem já foi lá. Clicando nos nomes em destaque, você vai ter mais informações úteis.

Pão de Açúcar e Cristo Redentor no Corcovado
São paradas obrigatórias para qualquer visitante em sua primeira vez no Rio. Estão para o Rio como a Torre Eiffel está para Paris, como o Coliseu para Roma, o Big Ben para Londres e a Estátua da Liberdade para Nova York. Todos são lugares beeeeem turísticos, mas que valem a visita. Se puder, escolha um dia com céu limpo para a visita e sua visão da Cidade Maravilhosa apagará qualquer sentimento de que "pagou mico".


Forte de Copacabana
Encravada entre os bairros de Copacabana e Ipanema, a instalação militar permite visitação pública e tem um excelente museu (agradou muitos meus filhos quando eram crianças). A foto acima tirei de lá, ao entardecer, com o Pão de Açúcar lá no fundo. Tem também uma filial da tradicional Confeitaria Colombo. A matriz fica no centro da cidade e certamente merece também uma visita. Seja por causa dos quitutes divinos ou pela decoração centenária.

Centro Cultural Banco do Brasil
Se você resolver fazer uma incursão pelo centro do Rio, não pode deixar de ir lá. Tem exposições permanentes e temporárias, além de teatro e cinema. O lugar é lindo e de fácil acesso.

Zazá Bistrô
Pequeno restaurante em Ipanema que tem uma cozinha artesanal com foco no alimento orgânico, misturando sabores do mundo todo. Não é dos mais caros e está sempre lotado. Faça reserva ou chegue cedo. Comi um braseado de polvo e lula muito bom, com o polvo muito macio.

Adega do Porto
Um típico restaurante português em pleno bairro do Jardim Botânico, inaugurado em 1982. O bolinho de bacalhau é bem honesto, com a presença indispensável do peixe no lugar da batata. Depois pedimos o polvo grelhado para duas pessoas, super macio e saboroso. Para arrematar, toucinho do céu.

Gula Gula
Rede carioca de restaurantes, começou com muitas opções de saladas e agora tem cardápio mais amplo para agradar a muitos paladares. E em muitos endereços. Sempre peço a salada de frango ao pesto, com fusilli. Experimente a quiche de queijo brie com damasco acompanhada de salada verde e não se arrependerá.

Casa do Alemão
Para mim tem gosto de infância, pois era parada obrigatória da família quando íamos ao sítio da vovó, no caminho de Petrópolis. Hoje a empresa cresceu e tem várias filiais, inclusive Leblon e Barra da Tijuca. O carro chefe da casa é o croquete, que pode ser de carne, frango ou bacalhau. Mas o rei é o de carne, com recheio macio, quase cremoso, e casquinha crocante. O sanduíche de linguiça também merece destaque, regado com mostarda escura ou clara. Tem um concorrente à altura, o Pavelka, no Leblon, onde você também vai saborear ótimos croquetes e sanduíches.

Mil Frutas
A sorveteria carioca faz misturas interessantes e sazonais. Da última vez que estive lá, pedi o sorvete de toucinho do céu. Mas o de canela também é ótimo. Vários endereços, com a matriz no bairro do Jardim Botânico e lojas no principais shoppings do Rio e SP.

Antiquarius
Renomado restaurante de cozinha portuguesa, lugar para comer muito bem, ver gente famosa e ter momentos agradáveis, com bolso recheado prestes a ficar vazio. Mas a alma agradece. O couvert já é um show. Já comi o arroz de bacalhau e o arroz de codornas, ambos para duas pessoas. As sobremesas você tem vontade de comer de joelhos. Uma viagem a Portugal sem cruzar o Atlântico, ali no Leblon. Tem também a versão grill na Barra da Tijuca.

Bar Urca
Super tradicional no bairro da Urca, com vista privilegiada da Baía da Guanabara, com ambiente descontraído. Fomos lá para comer bolinhos de bacalhau e pastéis de carne, com cerveja super gelada. Boa pedida para quando você descer do Pão de Açúcar, pois fica bem pertinho.

Venga
Bar de tapas, típicos pratos espanhóis em pequenas porções. Delícias que você deve provar. Começou em 2009 com um pequeno ponto no Leblon. Fez tanto sucesso que está agora em dois novos endereços no Rio, no Leblon e em Ipanema, e um em SP.

Bracarense
Típico exemplo do bar carioca, no Leblon. Boa comida, chopp gelado, muita gente conversando nas mesas espalhadas pela calçada. Programa bom para depois da Feira Hippie ou da praia.

Feira Hippie de Ipanema
Todo domingo tem programa divertido na Praça General Osório, em Ipanema. A feira deixou de ser hippie há décadas, mas o artesanato e as obras de arte expostos por lá tem que ser vistos. Dá para trazer presentes para a família toda! E com muita criatividade. Se você gosta de comida baiana, vai adorar as barracas das baianas nos quatro cantos da praça.

Boteco Belmonte
Outro exemplar do típico boteco carioca. Em vários endereços no Rio. E sempre com boa comida e chopp gelado.

Museus Castro Maya
Conheço o Museu do Açude e é um passeio delicioso. Uma verdadeira viagem ao passado, mas com muita classe.

Parque Lage, Jardim Botânico e Floresta da Tijuca
Três lugares imperdíveis para os amantes da natureza. Há trilhas para todos os gostos e preparos físicos. Mas se não quiser se embrenhar na mata, tem ótimos pontos para contemplação e descanso.

Momento compras:
Não deixe de ir ao Shopping Leblon. Tudo de bom tem por lá. Muito bons também os Rio Design, no Leblon e na Barra.

Loungerie
Toda mulher vai querer, comprar ou ganhar. Esta loja de lingerie tem variedade incrível, com preços bem acessíveis. Segue aquela fórmula de tirar suas medidas na hora e indicar o tamanho correto do soutien, de acordo com as costas e taças. No Leblon e no shopping Rio Sul. Tem também em SP.

Gostou das dicas? Tem muito mais, mas o texto vai ficar muito longo para você guardar.
Outro dia voltamos ao assunto.
AB

2 comentários:

  1. Após 14 anos, concordo com você: o Rio continua lindo...Adorei os dias que passei lá, acho que muita coisa melhorou. Bye,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você gostou do que viu por lá! Mande suas dicas e programas preferidos por lá.
      Beijos,
      AB

      Excluir