terça-feira, 22 de maio de 2012

Cópia x falsificação: o que é pior?


Esta é uma bolsa luggage Céline, importante grife européia. Em Natal já vi pelo menos duas lojas vendendo cópias (rebatizadas de "releituras"). Quando uma empresa faz uma cópia e usa sua própria marca não comete crime. Crime é a falsificação, quando alguém faz a cópia e ainda por cima usa a marca do fabricante original.
Crime ou não, fala sério!!! Quem é que você engana comprando uma coisa copiada descaradamente ou uma falsa???? Em primeiro lugar, a você mesma.
Produtos falsificados podem inclusive causar danos à saúde. Óculos e tênis falsos tem efeitos maléficos comprovados.
Se você tem muita vontade, quase uma necessidade, de ter um produto de grife reconhecida, alguma coisa está errada. Pense bem. Não é uma bolsa que chega antes de você ou um par de óculos espetaculoso que vão te fazer uma pessoa melhor.
Eu gosto de coisas boas, não vou negar. Mas tenho meus graus de prioridade e patamares de gastos. Prefiro comprar um bom tênis para correr do que uma bolsa "última moda em Paris".
Acho mais honesto comprar uma bolsa numa loja de departamentos (Renner, C&A, Riachuelo, Zara) do que uma falsificada "made in China". Se puder gastar mais um pouco, procure um designer com novas propostas que combinem com você. Tem muita coisa boa e original no mercado. Se estiverem sobrando uns bons trocados, invista numa peça original de grife. Em muitos casos o alto custo compensa a qualidade e durabilidade.
Mas até aí tem um detalhe importante: não caia na tentação de comprar o que está todo mundo usando. Nossa cidade foi invadida por um verdadeira enchente de bolsas Michael Kors. Parece até bandeira do tipo "fui a Miami e comprei a minha lá!". Tem coisa mais cafona do que todo mundo igual???? Esta é a resposta para a pergunta do título...
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário