sexta-feira, 28 de junho de 2013

Filme bom para o fim de semana






O amante da Rainha (A Royal Affair), 2012
Assisti no Rio semana passada. Gosto muito de filme de época e quando é uma história real fica melhor ainda. Sei que um filme é muito pouco para contar a verdadeira história do Rei Christian VII e de sua Rainha Caroline Mathilde, da Dinamarca do século XVIII. Mas vale a pena assistir a esta breve pincelada.

Título Original: En Kongelig Affære
Diretor: Nikolaj Arcel
Gênero: Drama
Produção: Dinamarca
Distribuição: Vinny Filmes
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 137 min
Elenco: Mads Mikkelsen, Alicia Vikander, Mikkel Boe Folsgaard
Sinopse: Século XVIII. Caroline Mathilde é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII. Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. O alemão Johann Struensee é escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a médico da corte, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma de inspiração iluminista.

Vejam a opinião de um profissional:
Resenha por Miguel Barbieri Jr.
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para Amor), este drama traz uma caprichada produção de época para embalar um escândalo ocorrido na corte dinamarquesa no século XVIII. Princesa da Grã- Bretanha, Carolina Matilde (Alicia Vikander) casa-se com Cristiano VII (Mikkel Boe Folsgaard), rei da Dinamarca, em 1766. O matrimônio se consuma desajeitadamente, e ele prefere a companhia de cortesãs. Após o nascimento do filho, o tédio continua reinando no cotidiano de Carolina. Mas sua rotina tende a mudar ao conhecer Johann Struensee (Mads Mikkelsen). Aconselhado por um amigo, esse doutor alemão torna-se médico oficial da corte e percebe estar diante de um monarca de personalidade frágil e considerado insano por seus conselheiros. Muito ligado ao novo amigo, Cristiano acaba aceitando suas sugestões de dar ao povo miserável melhores condições de vida. As mudanças provocam barulho nos bastidores da realeza. Carolina, no entanto, compartilha dos ideais de Struensee e não tarda a virar sua amante. Sem pretensões originais, o diretor Nikolaj Arcel recria um episódio significativo da história de seu país seguindo uma fórmula acadêmica. Estreou em 08/02/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário