terça-feira, 14 de agosto de 2012

Burguês ou trabalhador, todos usam camisa polo


As polos de Lacoste e Fred Perry


Lacoste e Fred Perry, as duas mais antigas e conhecidas marcas de camisas polo, possuem desde a sua fundação diferenças marcantes.
Como bem descreve esse artigo do Les Echos , seus criadores (o francês René Lacoste e o inglês Fred Perry) vieram não só de meios sociais distintos como também tinham personalidades e posturas diversas.
Lacoste Live!
Polos Lacoste, coleção Live!

A polo Lacoste clássica está associada a um certo estilo de vida burguês e abastado. O jogo de tênis, o passeio de barco, as garden parties… O uniforme de fim de semana do ‘bom moço’ ou, no Brasil, do mauricinho (sendo a Lacoste rosa bebê o símbolo máximo disso). Com o seu arco-íris de cores oferecidas, a marca sempre procurou passar uma sensação de bem-estar e de bem com a vida.
Fred Perry
Polos Fred Perry
A polo Fred Perry sempre foi a preferida da classe trabalhadora e dos torcedores de futebol ingleses. A partir dos anos 50 começou a ser adotada pelas sub-culturas urbanas como osmods e posteriormente os skinheads. Em princípio só existindo na cor branca, a marca foi introduzindo outras cores a pedido dos consumidores fanáticos da época. Mesmo assim, essas cores eram sempre sóbrias; os tons mais alegres ficavam somente em detalhes na manga e na gola, uma das marcas registradas da grife até os dia de hoje.
Mesmo com o reposicionamento mais recente de ambas as marcas, com o intuito de se distanciar de uma passado ‘mofado’ e atingir uma nova geração de consumidores jovens, a diferença continua: a Lacoste, com sua linha L!VE, aposta numa juventude alegre, colorida e saudável que freqüenta a noite sem grandes excessos. Já a Fred Perry se associa e lança pequenas coleções com artistas de vida boêmia desregrada como a finada Amy Winehouse e com estilistas ‘intelectuais’ de vanguarda como o belga Raf Simons e a japonesa Rei Kawakubo da Commes de Garçons.
Independente do estilo de cada uma das marcas e do estilo de cada um de nós, uma camisa polo é sempre um item indispensável no guarda-roupa masculino. Seja usando-a com uma calça jeans ou com uma bermuda de alfaiataria subimos um degrau na escala do ‘estar arrumado’ com relação a quem está de camiseta.
Nota da AB:
Achei interessante a informação e a comparação sobre a origem das marcas mais famosas de camisa polo. Para saber mais, visite os sites das marcas, clicando sobre seus nomes no início do texto.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário