quarta-feira, 24 de julho de 2013

Abril/2013, Portugal: Sesimbra e Setubal

Para o nosso último dia desta temporada (na verdade penúltimo, mas como o último dia é o do embarque de volta ao Brasil, não conta, né?) programamos um breve passeio pelo litoral sul, mais precisamente as cidades de Sesimbra e Setubal. Nossos filhos haviam ido a Sesimbra no Carnaval. A cidade tem fama de ter o Carnaval mais brasileiro de Portugal. Ficamos curiosos para conhecer este sítio (como dizem os portugueses para se referirem a lugar).

No caminho para Sesimbra fizemos uma parada no Cabo Espichel. O local é lindo e impressionamente pela formação geográfica. Rendeu belas fotos! O dia estava lindo e o vento gelado!



Sesimbra fica a menos de 40 km ao sul de Lisboa. A cidade, pequena e uma graça, é um balneário que conta com vários pequenos hotéis e um grande resort cinco estrelas com spa, o Hotel do Mar, que domina a enseada a partir da extremidade sul. O Castelo de Sesimbra, também conhecido como Castelo dos Mouros, teve papel importante em várias épocas da história da Península Ibérica e está em bom estado de conservação, o que o credencia para uma visita rápida. Por causa da localização no alto de uma colina, de lá se tem uma vista privilegiada da cidadela à beira mar.

Muralha do Castelo de Sesimbra
Vista da marina de Sesimbra a partir do Castelo
Outro ângulo a partir do Castelo
Sesimbra vista do Castelo
Ristorante Pasta Fina, em Sesimbra
Orla de Sesimbra
Praia de Sesimbra, com fina areia branca
Outro ângulo da orla de Sesimbra
Cafés e restaurantes na orla de Sesimbra
Em Sesimbra almoçamos no ótimo Ristorante Pasta Fina, também indicado por nossos filhos. Lugar simples, descontraído e honesto. Não consigo esquecer a entrada de queijo camembert empanado servido com geléia de frutas vermelhas. Pensem numa coisa boa! E com um detalhe importante: custa 2,00 euros. Isso mesmo, believe it or not! Os pratos principais também são maravilhosos. Isso tudo acompanhado do vinho indicado pela casa.

A cidade é bem pequena, mas muito simpática e aconchegante. Deve "bombar" no verão europeu pela proximidade de Lisboa, pela areia fina da praia e pela grande quantidade de pousadas, hotéis, bares, restaurantes e cafés.

Seguimos no rumo de Setubal, mais ao sul. A cidade é um importante porto e área pesqueira. O turismo também é atividade econômica importante na região. Como já estávamos um pouco cansados e pensando nas malas para arrumar, a visita foi breve.

Mirante antes de chegar a Setubal
Outro ângulo a partir do mesmo mirante
Aquele braço de terra mar adentro se chama Troia e tem vários hotéis
Um dos portos de Setubal, este para barcos de pequeno porte
Vejam a grande quantidade de pequenos barcos
Olhem a fisionomia cansada
Lá tem Golfinho Parade, inspirada na famosa Cow Parade
Os golfinhos rotatores são numerosos na região e mereceram esta homenagem

Voltamos para Lisboa no fim da tarde. No dia seguinte, a viagem de volta a Natal.
Espero que tenham gostado.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário