sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pra Alongar, Versão Ternos, Blazers e Casacos

E nessa as melhores opções são:
Pra Casacos:
  • A melhor opção mesmo pra quem é baixinho ou dono de pernas curtas seria uma jaqueta cropped batendo na altura da cintura da calça (com cintura na cintura e nada baixa) ou um pouquinho de nada mais pra baixo. Principalmente mas não somente se a calça e o casaco/jaqueta forem de tons destoantes.
  • Mas se quiser usar um casaco ou não for necessariamente baixinho mas quiser dar uma alongada, pense num de abotoamento simples, com término na altura da dobrinha do bumbum ou um pouco mas bem pouco mesmo além disso (tipo que se for usado por cima do paletó cubra o próprio sem descer muito mais do que isso, sacou?). Com uma lapela profunda pra dar aquela imponência ao ombro. No esquema de monotom com a calça.
  • Um casaco cropped na altura do peacoat (no board acima embaixo à direita) é uma boa. Seria uma melhor se fosse um de abotoamento simples que seria uma melhor indicação como eu disse acima. Mas se optar por um DB (de abotoamento duplo) que não comprometa a verticalizada vale. Um como no trench coat lá em cima onde você nem vê direito o detalhe DB é uma. Mas é uma boa que a calça fique no esquema de mesmo tom que o casaco.
  • As outras alturas podem ser tentadas mas numa que fique o mais longe do joelho, pra cima ou pra baixo desde que não rasteje no chão. Pense no tornozelo como um bom limite. Estas seriam as melhores third bets. Vale apostar no lance da monocor ou do monotom também, principalmente se a altura escolhida não for muito favorável pra dar uma minimizada.
  • Se valer de detalhes como epaulets (detalhe no ombro), diagonais ou verticais, manga do punho no lugar certo sem engolir a mão. Pra ilustrar: o casaco com colete cinza mostra bem um jeito de lidar com o punho da manga da camisa dando peeping assim como a altura do peacoat cropped dá uma boa ideia de  uma boa altura sem o dedinho de punho aparecendo por baixo.
  • Um casaco usado cintado como o trench coat preto idem. Ou com ele aberto, com as abas do casaco verticalizando com a calça. Aliás, usá-lo aberto quando ele fica muito alto sem a lapela em V fechado é uma melhor alternativa pra quem é baixinho e quer alongar. Mas se for baixinho e quiser usar, se valha do monotom próximo pra minimizar.
Pra Coletes:
  • Escolha um com deep V (pode contar também com um bom V da camisa aberta por baixo), de abotoamento simples e que seja na medida tradicional e não cropped pra não deixar brecha de cinto ou camisa aparecendo entre ele e a calça usada pra não quebrar a linha vertical.
  • Um colete mais alto mas com um bom V, vale também. Ainda mais se for usado com gravata.
  • Um terno sem colete seria mais indicado, mas se for usar um escolha um próximo da fenda da lapela. Se for mais alto, pode se valer da gravata num tom sobre tom ou com listras diagonais.
  • Aliás em todos os casos a gravata pode ser bem-vinda porque ela é agente verticalizador. Só escolha uma de acordo com a escala da lapela e ambas dentro da escala do seu tórax. E gravata longa na base do tom próximo.
Pra Ternos:
  • Um todo trabalhado no monotom ou monocor é uma boa. E aí incluo camisa, gravata, meias, sapatos no meio. Outra boa opção é a camisa branca ou na cor destoante que desejar. Com ou sem gravata, com o paletó segundo as diretrizes abaixo.
  • Um listrado na vertical com pouco espaçamento entre as listras (se quiser afilar junto) é outra.
  • Calça flat front (sem pregas) com a barra no lugar sem volumes ao cair no sapato cobrindo a meia e batendo logo acima do começo do salto por trás como as fotos acima e abaixo ilustram. Barra sem dobra ou com uma dobra mínima, se quiser uma barra/bainha italiana. E sem deixar volumes em cima do sapato.
  • Deixar o vinco (aquela linha vertical que corta na vertical de cima a baixo a calça na frente) da calça é uma boa.
  • Paletó de abotoamento simples com um ou dois botões são as melhores opções. O de um botão é mais fashion forward já o de dois é bem clássico e atemporal. Tem ainda a opção de usar um de três botões que não é a melhor (muito pelo contrário) pra quem é de fato baixinho porque vai alongar o tronco deixando as pernas mais curtas ainda). Mas se quiser usar um de três botões, escolha aquele que pede que o primeiro botão de cima pra baixo permaneça aberto e a lapela fique levemente aberta aí (como nas fotos dos paletós de 3 botões acima). Estes seriam os mais indicados. Dito isso, mesmo estes podem ter o efeito de encurtar a perna, daí approach with caution. Com eles, pense em usar uma gravata num tom próximo do paletó (o exemplo com a gravata azul não é dos melhores, mas vale pelo foco no paletó de três botões com a lapela que enrola).
  • Que a barra do paletó bata na altura do exato término do bumbum. Se quiser um cropped, acho que se valer da sutileza para um terno costuma funcionar melhor. Então escolha um que bata um pouco acima da linha final do bumbum. Seria a minha recomendação. Se quiser usar uma calça cropped que não é a melhor das opções, aplique da sutileza e use sapatos e meias num mesmo tom da calça.
  • Um paletó com lapelas finas ou medianas (aí vale calibrá-las com a escala do seu tórax porque uma muito fina num tórax largo vai ser tiro no pé) e profundas são as mais indicadas. Uma lapela pontuda é ideal pra dar aquela imponência aos ombros. Mas uma notch, com o detalhe da dentada bem alto, vale porque chama atenção pra cima. Assim como uma lapela xale valeria por ser uma longa e interrupta linha pra cima. Aqui falei do status quo de cada uma das lapelas.
  • No quesito bolsos no paletó, escolha um jetted/besom ou flap mas sem o ticket pocket. Os na diagonais também são indicados.
  • Um paletó acinturado (que marque mesmo que levemente a cintura, não deixando a silhueta do paletó quadradão) é sempre uma melhor opção pra dar aquela imponência nos ombros que ajudam a crescer e aparecer visualmente.
  • Pro smoking pense num paletó de um ou dois botões com lapelas afiladas e profundas xale ou pontuda com as características citadas acima. Mais uma camisa o mais livre de detalhes possível que pode  ter os botões escuros (ou não, já que acho que é melhor uma toda branca), uma gravata borboleta dentro da sua escala. Ou você pode se valer do tux suit com gravata longa na base do monotom com o smoking. O exemplo acima de smoking ilustra bem a silhueta.
  • Um porém no caso da lapela profunda: se tiver uma barriga proeminente cuidado pra que a fenda não evidencie, aponte pra barriga. Aí vale mais uma fenda que pare num lugar que disfarce o problema, ou seja, escolha uma fenda profunda sim, mas que possa cubrir a barriga sem apontar pra ela, deu pra entender?
  • Evite os ternos mismatched com tons destoantes porque vai encurtar. Uma maneira de experimentá-los minimizando o efeito é se valer de um paletó cropped extreme onde a barra bata um pouquinho de nada abaixo da cintura (com a barra da calça batendo no lugar certo), mas taí um modelo que nem todos vão bancar com propriedade, portanto, approach with caution. Ou escolha um onde os tons não sejam destoantes. Assim tem mais chances de rolar pra maioria. E usá-lo tanto aberto quanto fechado com as abas próximas é uma boa.
Pra Blazers:
  • Vale o mesmo esquema do paletó de um terno.
  • Um bem cropped (barra perto da cintura) pode ser usado principalmente se o blazer/paletó for em um tom/cor destoante da calça.
  • Um no mesmo tom da calça permite uma liberdade maior de alturas. E pode ser usado pra verticalizar usado aberto em parceria com a calça num mesmo tom.
  • Um blazer de veludo cotelê (riscadinho na vertical) pode ser uma, assim como um de risca-de-giz próximo.
Lembrando que algumas destas dicas vão super funcionar, outras nem tanto ou nem. Algumas alternativas que não são as melhores com algum damage control podem sofrer o mesmo efeito. Isso porque ninguém é cópia exata de ninguém. Há variantes e variáveis que interferem nisso. Experimente as opções em você pra ver quais delas vale a pena adotar.  Porque é em você que se tira a prova definitiva. E não esqueça que o fit em dia makes wonders pra silhueta de todos e é o melhor aliado na hora de se fazer um nip tuck visual.
E pra alongar, pense em verticalizar, em peças clean sem ou com poucos detalhes na horizontal pra que os olhos não interrompam a corrida vertical (se tiver mas eles não interferirem, sans problema) e se tiver algum detalhe horizontal, quanto mais pra cima, melhor, pra puxar o olhar pro alto. E vale considerar muito ter um ombro imponente (mas sem exageros), manter sempre visualmente as suas pernas compridas, mas nunca a ponto de fazer do seu tronco um toquinho (porque aí é tiro no pé), se valer da sutileza na hora de aplicar os truquezinhos (porque a dose certa faz diferença) e levar em conta a sua escala corporal pra fazer as escolhas.
Ah, e uma cor num tom amigo só vai te ajudar nessa.

Reproduzido do site Dudes Modernos.

Nota da AB:
Algumas dicas como look monocromático, comprimentos, listras verticais, decote em V e lapelas finas servem para nós mulheres também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário