domingo, 8 de julho de 2012

Turistas ou viajantes?

Vejam se já conhecem este texto abaixo. Se sim, vale a pena ler de novo. Se não, aproveitem para ver a opinião do autor sobre turistas e viajantes.
Outros textos interessantes do mesmo autor em http://interata.squarespace.com/

Somos turistas ou viajantes?  

Posted on 04-11-2009 by Arnaldo Interata 
 Não importa como classificam os que viajam:  "turistas"  ou "viajantes", somos todos UM. (somos únicos, assim como o pombo acima que olha pra um turista (eu) que o fotografa em Valleta, Malta)

Turista (eu) fotografando o pombo acima

                     É comum que alguns seres humanos classifiquem outros seres humanos segundo os diferentes modos de conduta social de cada grupo.  Nada de errado.  
                 Acontece que nem sempre o intuito de enquadrar e definir pessoas segundo seu comportamento se justifica.  Pior, frequentemente cria estereótipos e esbanja superficialidades.  
                 Classificar a complexidade humana em apenas duas categorias -  seja lá em que gênero for -  quase sempre dá nisso. 
                      Há, todavia, um tipo específico de classificação que me interessa discorrer: são os "turistas" e os "viajantes", aqueles estereótipos criados pela sócio-antropologia, aquela que define o ser humano em viagem segundo seu comportamento e atitudes e opõe o caráter do turista ao do viajante, resumidamente atribuindo ao primeiro o título "de massa" e ao segundo o de "individual".  E de sobra ainda distingue fortemente "viagem" de “turismo”.
                    Um dos autores mais citados na produção acadêmica sobre turismo é Malcolm Crick, um estudioso que escreveu que a literatura sobre viagens do século XIX retrata uma "viagem" como sendo uma “experiência restrita e valorizada”. Já os relatos do século XX, ao contrário, descrevem o "turismo" como "de massa", classificando-os como uma "descendência degenerada" da "viagem". 
               De acordo com o autor, essa “inferiorização” (aspas minhas) se reitera em parte da produção acadêmica, na qual se assinala a conexão etimológica do termo viajar (travelling) com a noção de trabalho (travail), enquanto no turismo o indivíduo almeja a passividade, não a atividade. Sentido faz.
            "Turistas procuram na cultura local aquilo que se ajuste às suas necessidades.", está é uma das definições mais comuns ao "turista".   Segundo o personagem Port -  em  "O céu que nos protege", de Bertolucci, (1) -  “o turista pensa em voltar para casa assim que chega”.  O turista é tido invariavelmente como aquele que desembarca de um ônibus turístico de dois andares com ar condicionado, compra souvenir em lojas turísticas, anda em grupo, carrega câmeras filmadora e fotográfica, usa roupa de turista (camisa florida, chapéu de safari e chinelos com meia), carrega mapas, come no McDonalds, não se esforça em falar palavras no idioma local e jamais se senta ao lado de um local, mas sempre com seus “semelhantes”.  Faz sentido.
Os ônibus " não turísticos"  de Malta são os mais turísticos do Mundo
               No espetacular filme de Bertolucci, os personagens Kit e Port buscam na vastidão do Saara um sentido para suas vidas, novas experiências na esperança de reconstruir as suas próprias vidas e, com isso, salvar um casamento de dez anos, em crise. Daí, o casal não se considera turista, mas viajante. Diferentemente, o amigo Turner se considera um turista, pois não vê a hora de retornar para casa.
Turístico turista (eu de novo) bem típico
                           Pode ser. Mas se aceitarmos essa distinção entre "viagem" e “turismo” como algo estabelecido, por certo o assunto se encerra e não cabem discussões.
                          Todavia eu acredito que tal classificação adquire conotações bem mais amplas e particulares, que ela vai muito além da oposição entre o caráter individual vinculado à viagem e o caráter de massa atribuído ao turismo.
                           Creio mesmo que deveria haver ao menos duas novas categorias a somarem-se à dos “viajantes” e dos “turistas”, a dos “turisjantes” e a dos “viajistas”, o que decerto além de ampliar o espectro aceitaria que uns podem encerrar características de outros. Eu mesmo frequentemente me enquadraria em todas as quatro.
                          Pessoas são diferentes. E em viagens não fogem à regra. Os espertos tentam categorizar os seres humanos em viagens em apenas duas espécies: a de pessoas “viajantes” e pessoas “turistas”. Baseadas fundamentalmente na maneira como elas se comportam em viagens. É algo que vejo como uma tentativa de enquadrar o universo em um cubo e colocá-lo sobre a mesa.
                           Sem dúvidas é possível não apenas definir como classificar grupos humanos, contudo é definitivamente impossível encarar a complexidade dos seres humanos e seu comportamento social de maneira tão simplista e ter sucesso. O resultado disso serve apenas para gerar discussão e criar estereótipos.
Os ônibus turísticos de Barcelona são uma forma econômica de circular
que viajantes dispõem para conhecer os pontos turísticos da cidade
                        Os estereótipos "turistas" e "viajantes" são assim definidos:   de um lado, os "turistas" seriam aqueles que esperam que suas viagens sejam o mais parecidas com seu jeito de viver, aqueles que tendem a levar a casa nas malas, que preferem não ter que tomar decisões no destino, para quem as variações inesperadas tendem a ser mais estressantes do que o normal. Frequentemente são aqueles que se encontram nos resorts bacanas cuja estrutura é tão completa que não precisam sair deles. Ou as que optam incondicionalmente por viagens em grupos. Seriam os típicos viajantes de excursão. Turistas viajariam por ociosidade. Faz sentido.
 Pessoas são diferentes ou não são?  Crianças Pataxós na Praia do Espelho - Bahia
                     Do outro lado estão os "viajantes", aqueles com espírito mais aventureiro, os que procuram situações novas e mergulham mais profundamente na cultura local. São os que viajam com maior autonomia e optam por comer em lugares mais comuns aos locais, não turísticos, os que invariavelmente usam transportes públicos e evitam grupos. Faz sentido.
                       Viajantes aceitam e se ajustam à cultura local da melhor maneira possível. Segundo o personagem Kit, do mesmo filme, “o viajante pode nem voltar”. Estes esforçam-se para comunicarem-se no idioma do país que visitam, sentam-se ao lado dos locais e comem sua comida. Tiram fotos discretamente e não usam guias locais, consultam seus guias de viagens. Viajantes viajariam por curiosidade.
                  OK, as definições correspondem à realidade, não se pode negar.   Mas todos nós nos identificamos com um pouco de ambas as classes, certo? Portanto, não podemos ser classificados apenas como “viajantes” ou “turistas”, já que frequentemente podemos nos comportar como um e como outro, até mesmo durante uma mesma viagem.
                A maior parte das pessoas em viagem foi, é ou será um pouco "turista" e um pouco "viajante". Todos acharão que há algo de “errado” em ambas as categorias, que não se enquadram na sua categoria, mas igualmente todos se indenficarão com algumas de ambas. Não há nada de errado em nenhuma delas, ainda que eu alguém se idenfique mais com uma ou outra categoria.
                Por vezes me sinto mais “viajante” do que  "turista", noutras me enquadro em ambas. No problem! Sem preconceito. Sou turista tanto quanto sou viajante.
               Numa viagem de conhecimento, fundamentalmente me considero um turista: com câmera, mapa e tudo mais o que caracteriza um visitante num país estrangeiro ou noutra cidade que não a minha.
              Em viagem de conhecimento e exploração, não é porque pegamos um ônibus turístico com ar condicionado que devamos nos sentir “menos” viajantes do que qualquer outra pessoa. Você foi lá tanto quanto ela, somos todos visitantes.
              O que nos difere fundamental e incontestavelmente é: disponibilidade financeira, modo de vida, idade, grau de aceitação de desconforto, aptidões físicas, saúde, capacidade de locomoção, grau de medo, despreparo e desconhecimento. Certamente o leitor encontrará outras tantas e as registrará na caixa de comentários.
Ruas e janelas de Valleta - Malta (vistas sob a ótica fotográfica de um turista comum: eu)
               Eu jamais viajaria o mundo com uma gigantesca mochila nas costas aos 57 anos de idade, mas já fiz isso algumas vezes aos 18, não pelo mundo, mas pelo Brasil. Valeu muito, mas apenas naquela época poderia ter valido, hoje seria um programa insuportável.    A maioria das pessoas tem um certo padrão de conforto e de exigência que determina até onde está disposto a se submeter, e tais padrões diferem grandemente, o que nos aproxima de sermos mais ou menos turistas, mais ou menos viajantes. Não obstante, todo viajante deva ter alguns graus a mais de tolerância e complacência do que tem em sua casa, combinado com uma boa dose de senso comum e ótima dose de senso de humor.
                      Não se pode definir que apenas o "viajante individual" viaja com autenticidade e que o "turista” não tem esssa experiência, ainda que seja verdade que o “turista” tende a cumprir uma programação previamente definida por agentes, cujo roteiro é escolhido pelo viajante segundo suas possibilidades financeiras e pessoais.
                   Será que não é possível haver turistas que viajam por curiosidade e viajantes que viajam por ociosidade? Não será possível aceitarmos que para além de turistas e viajantes haja outras classes? Será que apenas turistas têm poder aquisitivo para desfrutar de conforto e segurança, desejo de planejar para que riscos de erros se minimizem? Será que todas as pessoas que pertencem à elite financeira que faz turismo é necessriamente turista, não pode ser viajante? Será que viajantes não podem ser turistas ocasionalmente, e vice-versa? Será que apenas viajantes sentem o prazer da descoberta, o encantamento da novidade, a alegria do inesperado?

                        Eu sou turista, viajante, turisjante e viajista! E você?
                        Boas viagens, que é o que interessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário