terça-feira, 26 de junho de 2012

Algumas músicas inesquecíveis

Eu adoro música e, assim como para os filmes, tenho gosto eclético. Minha mãe tinha uma coleção enorme de LP (para os mais novos, LP é long play, aqueles discos de vinil com gravações em ambos lados). Na casa dela sempre tinha música tocando, ou na vitrola ou no rádio. Cresci escutando música brasileira e americana.
O American Songbook é o conjunto de canções cujos autores são considerados os melhores do Século XX. Uma música universal, atemporal, e que está no inconsciente coletivo. Essas obras foram tocadas nos anos 30, 40, 50, e até hoje são lembradas e ouvidas. Cole Porter e os irmãos George e Ira Gershwin são os mais conhecidos autores daquele período. As vozes de Tony Bennett, Frank Sinatra, Bing Crosby e Nat King Cole, só para citar alguns, imortalizaram algumas delas. Elvis Presley também gravou algumas delas mais no fim de sua brilhante carreira. Mais recentemente, Rod Stewart, Diana Krall, Michael Bublé e Steve Tyrrell fizeram muito sucesso com suas interpretações.
Achei este cantor brasileiro Ian Calamaro e suas gravações do American Songbook.

They can't take that away from me, de George e Ira Gershwin, 1937.


Cry me a river, de Arthur Hamilton, 1953.



Esta outra música, My Way, não faz parte do American Songbook, por ser originalmente francesa, composta em 1967. No ano seguinte ganhou sua versão em inglês por Paul Anka e foi imortalizada por Frank Sinatra. A incluí aqui por ser uma das minhas favoritas.


Espero que gostem.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário