A combinação é tentadora: doce elaborado com claras de ovos, farinha de amêndoas e açúcar, com recheio cremoso de ganache de chocolate ou frutas. Abrasileirando a definição, podemos dizer que são pequenos suspiros redondos com 3 a 5 cm de diâmetro, com uma casquinha crocante e interior macio. O resultado é um dos doces franceses mais apreciados do mundo: o macaron, que ganhou notoriedade, ainda no século XVI, graças à divulgação da Rainha Catherine de Medicis. Eles podem ser servidos nos chás da tarde, coffee breaks, lembrancinha de recém nascido, em coquetéis acompanhando espumante gelado, como sobremesas ou até mesmo nos casamentos, substituindo os "bem casados".
Houve uma grande divulgação global do doce quando a cineasta Sofia Coppola o incluiu em cena no filme Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006). O mundo então teve curiosidade por aquele pequeno disco recheado.
Em Paris, a Maison Ladurée da Avenida Champs Elysées tem fila na porta. Mas vale a pena esperar alguns minutos para comprar e degustar os mais famosos macarons. Há vários outros grandes chefs de patisserie na capital francesa, mas só posso falar do que eu provei.
Na próxima vez, pretendo provar as delícias de Pierre Hermé.
Mas você não precisa ir a Paris para provar do doce. No Brasil há vários bons representantes da classe.
No Rio de Janeiro, um chef francês abriu recentemente a pequena loja Paradis no coração de Copacabana. E cumpre bem o papel de divulgar o doce para os cariocas. Estive lá e pude comprovar. A textura e o sabor são divinos. Além do extremo bom gosto da decoração da loja. E você ainda pode acompanhar seu macaron com uma bela xícara de Nespresso. Vai lá: Paradis.
Mas São Paulo também tem macaron honesto no Le Vin (vários endereços em SP, Rio e Brasília).
ATUALIZAÇÃO EM 28/06/2012:
A Ladurée acaba de abrir sua primeira loja no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no novíssimo shopping JK Iguatemi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário