segunda-feira, 25 de junho de 2012

Papo de mulher: make up

Desculpem-me os marmanjos, mas hoje o assunto é bem feminino. Mas vocês homens podem anotar as dicas para comprar um presente. Ou opinar sobre o lado econômico do assunto, aspecto que abordo mais adiante.

Como vocês devem ter visto na imprensa, sexta passada foi inaugurado um novo shopping em São Paulo, voltado para o mercado de luxo, o JK Iguatemi, ao lado da antiga Villa Daslu, às margens do Rio Pinheiros. Nos próximos dias será aberta lá a primeira loja no Brasil da rede internacional Sephora, um verdadeiro shopping de beleza que muitos já ouviram falar ou já visitaram em suas viagens ao exterior. A empresa já vendia seus produtos no Brasil por meio virtual há algum tempo. Pois bem, a chegada da primeira loja física da Sephora é motivo de alegria para quem gosta do assunto. Infelizmente a alegria não é completa por que as normas brasileiras de importação oneram os preços dos produtos em pelo menos 100% (ou bem mais do que isso em alguns casos). Vou citar como exemplo alguns produtos maravilhosos e seus preços no exterior e aqui no Brasil. Os preços no exterior podem variar um pouco, de acordo com o país e a loja. Os preços no Brasil podem variar mais. Pesquisei no site da Sephora, mas há outras lojas que vendem alguns destes produtos.
Benetint, US$ 29.00, 32,00 euros, R$ 128,00
They're real!, US$ 22.00, 22,50 euros, R$ 78,00


Estes dois acima são fabricados pela Benefit, marca norte americana que a Sephora vende. O Benetint é um corante líquido vermelho que pode ser usado na face e nos lábios, dando ar saudável. Já a máscara para cílios They're real! promete efeito de cílios postiços e é best seller da marca. Ainda não usei estes produtos, mas já estão na minha wish list.


Hypnôse precious cells, US$ 26.00, 28,00 euros, R$ 134,00

Batom l'absolu rouge, US$ 29.50, 27,70 euros, R$ 99,00
Os produtos acima são da Lancôme, que dispensa apresentação. A marca tem vários tipos de máscara para cílios, mas esta que escolhi e uso, promete o tratamento e fortalecimento dos cílios quando usada diariamente e não deixa aspecto pesado. O batom hidrata por muito tempo, mesmo quando a cor já foi embora. Normalmente uso cores neutras, quase cor de boca, mas é bom ter um vermelho escuro e um coral na gaveta.
Terracotta, pó bronzeador, US$ 50.00, 40,60 euros, R$ 190,00
Este pó com efeito bronzeador da Guerlain é o campeão absoluto nesta categoria. Cuidado com o excesso ou vai parecer que você colocou a cabeça dentro do forno antes de sair de casa. Bastam leves toques do pincel para dar um aspecto saudável ao rosto que a gente encheu de protetor solar.

Marvelous Mineral Mascara, US$ 16.50, R$ 76,00
A Kiehl's começou como uma pequena farmácia há 160 anos em Nova York, Estados Unidos. Isso dá moral à marca que afirma usar somente produtos naturais. Adoro a cor desta máscara, pois é black/brown, ou seja, um marron bem escuro, não muito fácil de encontrar em outras marcas e que fica mais natural para o uso diário.
Pó-base Accord Parfait Mineral, US$ 11.00, R$ 86,00
Este produto da L'Oreal é super fácil de aplicar, dá um aspecto seco à pele e dura por muito tempo. Para minha pele oleosa é excelente. Pode ser usado sobre o protetor solar diário. Sempre lembrando: cuidado com o excesso ou o feitiço vira contra o feiticeiro e a maquiagem vai pesar.

Viram só como a diferença de preços é gritante? Não dá para entender. Ou dá: a velha mania de proteger a indústria nacional. O mercado de beleza movimenta alto volume de recursos e tem espaço para todo mundo e todo bolso. Só não acho justo onerar tanto as marcas internacionais. Há produtos nacionais de excelente qualidade e com preços bem acessíveis. Penso que dava para aliviar um pouco nos tributos e proporcionar a um maior número de pessoas a experiência de usar outras marcas e comparar os resultados. Só mesmo a livre concorrência para avaliar de verdade se um produto é bom ou não é.

Deixa eu contar uma historinha que vai explicar por que eu insisto tanto em dizer: cuidado com o exagero na aplicação dos produtos. Quando eu tinha 20 anos e fui trabalhar no Banco do Brasil, tive um chefe, muito espirituoso e bem mais velho, que dizia a mim e a uma colega da mesma idade: "Hoje vocês só usam este batonzinho. Quando tiverem 40 anos não vão sair de casa sem antes aplicar meio quilo de maquiagem no rosto." Toda vez que estou em frente ao espelho e com os pincéis na mão, lembro desta história.
A maquiagem deve ser usada a nosso favor, para destacar os pontos fortes e disfarçar as eventuais falhas. Deve ser leve o bastante para evitar aquela impressão de "meio quilo de maquiagem no rosto".
AB

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